terça-feira, 27 de dezembro de 2011

E.M.E.I. Ribamar II colabora com o Meio-Ambiente

O óleo de cozinha é um produto utilizado há muito tempo e está presente na grande maioria dos lares. O que é novo para muitos, no entanto, é a conscientização quanto ao seu uso e descartes corretos, pois é um elemento bastante poluente. Quando descartado no ralo o óleo de fritura chega à rede de esgotos e é lançado no mar ou nos rios, de maneira que 01 litro de óleo é o suficiente para contaminar até 01 milhão de litros de água, prejudicando todo o ecossistema ali presente.

Assim sendo, a reciclagem do óleo tem sido incentivada por diversos setores: empresas, indústrias, etc., que recolhem o óleo e o reciclam, transformando-o principalmente em combustível. Nossa cidade já conta com um projeto neste sentido: cada escola municipal possui um galão enviado pela Prefeitura para armazenar o óleo usado enviado pelas famílias.

Ainda como alternativa nossa escola promoveu, no último dia 17 de novembro, uma oficina para orientar os pais sobre como confeccionar o “sabão ecológico”. Mães, avós e até funcionários participaram atentas às explicações fornecidas pela funcionária Regiane. No dia seguinte também foi realizada uma oficina com os alunos do período da manhã, sendo que o sabão produzido foi repartido e enviado para a casa de todos os alunos, acompanhado ainda da receita.

Agora é só esperar a iniciativa multiplicar e dar frutos. Faça a sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário