quinta-feira, 31 de março de 2011

PROJETO "BICHINHOS DE JARDIM"


          Este ano nossa escola continua funcionando numa casa adaptada, circundada por uma área verde bem diversa. Em meio a tantas plantas há um universo vivo, povoado de bichinhos interessantes que irão despertar a curiosidade e o fascínio das crianças (e dos adultos também!!).
          Os jardins da nossa escola – com tantas formigas, caracóis, aranhas, borboletas e outros bichinhos – serão investigados na leitura de textos informativos, contemplados na leitura de poesias e redescobertos em atividades plásticas, constituindo assim uma nova oportunidade de adquirir conhecimentos e valorizar esse espaço tão diverso.
          Todos nós teremos um novo olhar para os “bichinhos”: pequenos somente em tamanho, mas grandiosos no ensino de novos saberes !!
          Ao longo do projeto, os pais e todos que frequentam nossa escola, poderão apreciar os trabalhos das crianças. Em meio aos risquinhos, rabisquinhos, colagens, pinturas e modelagens, nossos pequenos aprendizes estão experimentando, buscando e aprimorando seus conhecimentos e sensações sobre esse "mundo de informação" do qual fazem parte (e que vão entendendo um pouco a cada dia ...). É muito importante que os familiares apreciem, elogiem, estimulem as crianças ao contemplarem as atividades que serão realizadas. Descubram os "bichinhos" junto com a gente ! É só "apurar o olhar" !
Vamos procurar bichinhos pela escola ? Aqui achamos um formigueiro ...

Quantas formigas nós vimos ? Muitas, muitas, muitas ...

Desenho das formigas com interferência dos dedinhos de tinta marrom ...


Olha ! Achamos um caracol bem grande !


Mais um bichinho que achamos, desenhado por aluna do Infantil II

"Nossa tia, dá prá ver grande com isso aqui !!!" - Observação com lupa


Desenho dos bichinhos encontrados pela escola - (Infantil III)

 E alguns estão desenhados embaixo da "grama" porque estão escondidos ... (tal qual nossas descobertas ...)


Olha o caracol na árvore!

Quanta formiguinha...

A formiguinha ficou grande!











2 comentários:

  1. Percebo que as crianças não são mais as mesmas depois do início deste projeto..., nenhum bichinho passa despercebido pelo olhar delas, que agora está muito mais apurado.Nossos pequenos aprendem um pouquinho a cada dia,construindo valores essenciais para sua formação. São esses exemplos e vivências que queremos que eles levem da educação infantil,uma lição que ficará pra vida toda!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse projeto... É depois das novas descobertas de nossos pequenos que vemos o quanto eles crescem!!!! Adoro essa Escola!!!!Débora / Ricardo / Beatriz

    ResponderExcluir