quinta-feira, 21 de abril de 2011

Brincando com água

          No decorrer do Projeto Bichinhos de Jardim as crianças tem vivenciado diversas situações onde podem observar e  comparar as características dos animais estudados, sendo que a área verde de nossa escola e seus inúmeros bichinhos que a visitam tem colaborado muito, pois cada dia temos uma novidade.
          Em alguns momentos já começamos a ouvir algumas crianças dizerem espontaneamente: "-Ele rasteja! Ele não tem patas..."- , o que sinaliza algumas das inúmeras descobertas que estão ocorrendo. Nesse sentido temos realizado atividades envolvendo todas as áreas do conhecimento e entre as mais significativas e enriquecedoras para essa faixa etária estão as brincadeiras de faz-de-conta, pois além de utilizarem os diversos sentidos as turmas tem explorado novas possibilidades de movimentos de seu próprio corpo.
          Um desses momentos tão prazerosos foi a brincadeira de imitar a locomoção do caracol, realizada na última terça-feira, 19/4. As crianças puderam vir com roupa de banho e  "deslizar" sobre plástico molhado com água e xampu (tudo com muita  segurança e orientação dos professores e funcionários). Foi muito gostoso e construtivo, pois cada um do seu jeito, apreciou a atividade, e mal havia acabado já tinha criança perguntando se faríamos novamente outro dia ...

Antes da água, as crianças que não podiam se molhar também participaram da brincadeira...

Todos esperavam ansiosos pela sua vez...
E  foram incentivados a participar. Não importa que de um jeito diferente...
Que festa! Tinha até bolinha de sabão...

A espuma do xampu parece o líquido viscoso que o caracol expele para deslizar...

E para terminar uma deliciosa chuvinha . Isso não foi mesmo maravilhoso?
          Queremos agradecer à  diretora Andréa que apoiou nossa idéia, à  todos os funcionários que nos acompanharam e auxiliaram na realização da atividade e aos pais que confiaram em nossa equipe autorizando seus filhos a participarem desta experiência. 

2 comentários:

  1. Parabéns a todas professoras e funcionários dessa escola, grupo comprometido que conhece educação e sabe como fazê-la.Sempre acreditei em todas! Meninas continuem...o blog está lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. É engraçado que a princípio pensamos nos encaminhamentos do projeto priorizando a leitura de textos informativos, para aquisição dos conteúdos conceituais do ensino das ciências naturais. Estamos fazendo o caminho inverso (e muito mais eficaz !) : as crianças estão brincando, "vivenciando os conceitos", para depois enfatizarmos as informações. Percebemos a cada dia - nos desenhos, nos comentários, nas brincadeiras - o quanto nossos pequenos alunos estão aprendendo, comparando, observando, verbalizando ... e a gente babando rsrsrs Estamos todos aprendendo e brincando, e compartilhar esse "novo olhar" com essa equipe tão comprometida só me faz crescer enquanto educadora.

    ResponderExcluir